As
Metáforas do Corpo
O livro As metáforas do corpo em cena relaciona o
método das ações físicas, concebido pelo diretor teatral Constantin
Stanislavski, com estudos do corpo na contemporaneidade. O conceito de ação
física é analisado à luz de teorias provenientes das ciências cognitivas e da
noção de corpo¬mídia com enfoque na revisão do dualismo corpo-mente no trabalho
do ator. A visão da metáfora enquanto processo cognitivo é a estratégia
escolhida para a análise de práticas e discursos sobre esta dualidade. Interior
e exterior, centro e periferia, partes e todo são condições que promovem o
conceito de ação física e determinam os níveis de expressividade e
comunicabilidade do corpo.
Os processos cognitivos que envolvem a formação do
ator são discutidos no âmbito das ciências, da filosofia e das artes, a partir
de teorias sobre o corpo e das suas relações com a mente. Este livro expõe as
formas com que a visão mecanicista e a visão vitalista se apresentam nas
teorias sobre atuação a partir do século XVII, em conformidade com estudos
sobre a fisiologia das paixões, emoções e sentimentos. A noção cartesiana de um
automatismo mecânico é transformada quando surgem as noções de sensibilidade e
reflexibilidade, evidenciando, cada vez mais, o processo orgânico e o
surgimento das teorias psicofísicas que influenciaram o fazer teatral no século
XX.
foto: Artur Gomes - no Teatro Municipal de Cabo Frio
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