Corpo Cênico
A corporificação da cena
O corpo cênico proposto pelo Teatro do
Movimento, é o trabalho corporal do ator/bailarino, sempre hábil e apto ao ato
de criar, expressar e repetir com intenção o personagem ou movimento concebido.
A repetição ou representação do criado, deve estar imbuída de apropriação das
qualidades inerentes às sensações e idéias manifestadas, para que o repetir não
se torne mera forma vazia, mas um transbordamento, uma recriação, uma
reinvenção.
O corpo cênico é preparado a partir da
interligação de três fases didáticas
1-Sensibilização
Percepção corporal
Observação, atenção e concentração
2-Conhecimento mecânico
O corpo como centro dos estudos, numa área de
conhecimento que envolve os mecanismos do movimento, fundamentados nos sistemas
ósseo, articular e muscular.
3 -Conhecimento Expressivo
O corpo é a fonte da expressão, de onde brota a
arte do movimento, o teatro e a dança. É a própria expressão, o artista de si,
preparado para a cena e a incorporação de sua arte.
Esta oficina se propõe a introduzir e vivenciar
o trabalho corporal e expressivo do ator bailarino a partir dos princípios do
Teatro do Movimento, um método para interprete criador, de Lenora Lobo.
Fundamentado no movimento consciente de
KlaussVianna e em minhas vivencias com a dança, a consciência e as técnicas
corporais).
O corpo como centro dos estudos, numa área de
conhecimento que envolve os mecanismos do corpo em movimento.
Sistema ósseo
Estudos detalhado prático/teórico do esqueleto
humano, seus principais ossos e suas relações com a função do movimento
Sistema Articular
Estudos pratico/ teórico das possibilidades de
articulações das partes do corpo, sistemas de alavancas e apoios, leque de
funções e riqueza de expressão
Sistema muscular
Estudo e vivencia das principais cadeias
musculares, tensão e relaxamento e tônus adequado na execução de cada
movimento. Consciência da intenção muscular na interpretação de movimentos,
personagens e emoções.
Habilidades motoras
Habilidades corporais é a capacidade ou
destreza, o conhecimento técnico que um artista possui na execução de seus
movimentos. É a performance física.
A organização das habilidades em dança podem se
dar:
1) Através de técnicas codificadas e seus
respectivos treinamentos.
2) Através de sistemas abertos de consciência do
corpo em movimento e propostas mais criativas de técnicas corporais.
O Teatro do Movimento fundamentado no Movimento
Consciente de Klauss Vianna faz opção de trabalhar com os sistemas abertos,
convictos de que esta didática auxilia o processo criativo e expressivo do
interprete.
3-Conhecimento Expressivo
O corpo é a fonte da expressão, de onde brota a
arte do movimento, o teatro e a dança. È a própria expressão, o artista de si,
preparado para a cena e a incorporação de sua arte.
Intenção
É uma técnica apreendida a partir do vivenciado
e repetido pela qualidade inerente aos músculos, ao tônus.
Perceber a intenção interior do gesto, depois
sua qualidade, e em seguida o tônus, traz ao ator bailarino possibilidades de
criar sua intenção, alem de capacitá-lo a repeti-la.
“É preciso que haja um distanciamento físico e
critico do que faço e do que digo. A emoção deve ser distanciada: ela é
proveniente de um técnica, é inerente aos músculos, ao espaço, aos ossos, ao
corpo”
Klauss Vianna
Expressividade das partes do corpo e do todo
Com a percepção do todo aguçada, divide-se o
corpo por partes para realizar sua grande investigação expressiva. Cada parte
do corpo traz a tona desenvolvimento de imagens, informações e signos que
paulatinamente se transformam em vocabulário.
Exploração de movimentos a partir do corpo como
um todo de uma parte, de duas ou mais partes ao mesmo tempo, do dialogo entre
as partes e das intenções contrarias das partes.
Mascara facial
Estudos da máscara facial e suas relações de
harmonia e dicotomia com o corpo.
Mascaras
· Neutra
· Simétrica e assimétrica
· Estreita e larga
· Curta e comprida
· Fechada e aberta
· Extrovertida e introvertida
Relações com o corpo
· Harmonia
· Máscara e corpo tem a mesma intenção
· Dicotomia
· Máscara tem intenção contraria ao corpo.
Corporificação das emoções
Cada emoção ou cada corpo que a sente pode
expressa-la de maneiras diferentes mantendo-se todavia uma qualidade corporal
que nos faz reconhecer a emoção neste ou naquele corpo.
A Orientadora
O trabalho de Lenora Lobo, no sentido de
sistematizar um método intitulado Teatro do Movimento, assemelha-se ao método
de Conscientização do movimento desenvolvido, no Rio de Janeiro, e ao método do
próprio Klauss Vianna, intitulado Movimento Consciente. O que os trabalhos têm
em comum é a investigação do movimento próprio de cada indivíduo,
desenvolvendo-se em cada um a consciência de sua história corporal, pois o
corpo é o instrumento fundamental do bailarino, do ator e de todo ser humano.
fotos: Artur Gomes - Teatro Municipal de Cabo
Frio
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